Retratos da Vida – A Obra-Prima de Claude Lelouch

Nota: 10

Nota: 10

Ao longo de três gerações, as vidas de diferentes famílias na Rússia, França, Alemanha e Estados Unidos, todas ligadas pela música, são afetadas pela Segunda Guerra Mundial.

Les uns et les autres 1

Na Rússia, a bailarina do Bolshoi Tatiana Itovitch perde seu marido, o músico Boris Itovitch, no front russo. Ela cria sozinha o filho deles, o bailarino profissional Sergei, que foge da União Soviética e vem a ter uma filha, a também bailarina Tania.

Les uns et les autres 2

Na França, a violinista judia Anne Meyer se casa com o pianista Simon Meyer e ambos são enviados para um campo de concentração, onde Simon morre. Na viagem de trem para o campo, Simon deixa o bebê na linha do trem e ele é criado por um padre, tornando-se o advogado Robert Prat, que tem um filho cantor profissional.

Les uns et les autres 3

Também na França, no pós-guerra de Paris, a cantora Evelyne é acusada de ter dormido com o inimigo e se muda para Dijon, onde ela tem uma filha, Edith. Na Alemanha, o pianista e maestro Karl Kremer deixa sua esposa Magda Kremer e seu filho para lutar na guerra.

Les uns et les autres 4

Nos Estados Unidos, o famoso cantor pop Jack Glenn deixa sua esposa Suzan Glenn para entrar no exército e entreter as tropas em Londres. O filho deles Jason Glenn que é gay, e sua filha, a cantora Sara Glenn, se tornam pessoas importantes do show business. Suas vidas são cruzadas em uma apresentação da Cruz vermelha do Bolero de Ravel em Paris.

Les uns et les autres 5

Retratos da Vida” é a obra-prima de Claude Lelouch e um dos meus filmes favoritos. A primeira vez que eu assisti a este filme eu fiquei extasiado com a magnífica dramática história associada a música. A direção, a história, o elenco, as locações, tudo funciona perfeitamente neste filme maravilhoso.

Les uns et les autres 6

As longas cenas são impressionantemente bem filmadas e Claude Lelouch estava certamente inspirado quando fez esta maravilha. A última vez que eu tinha assistido a “Retratos da Vida” foi em 12 de dezembro de 2004, logo após a “Classicline” lançá-lo em DVD no Brasil após vinte e poucos anos sem vê-lo. Ontem eu vi novamente, sempre me emocionando.

Les uns et les autres

A desconhecida Sharon Stone tem uma pequena participação não creditada no final do filme, assistindo ao concerto na cama com Jack Glenn. “Retratos da Vida” é um filme altamente recomendado para amantes de arte, música e cinema.

Les uns et les autres 8

Para maiores detalhes deste filme, ver o link e o trailer abaixo:

http://www.imdb.com/title/tt0083260/reviews-17

Explore posts in the same categories: DVD, Filmes

Tags: , ,

You can comment below, or link to this permanent URL from your own site.

8 Comentários em “Retratos da Vida – A Obra-Prima de Claude Lelouch”

  1. Márcia Augusto Oliveira Says:

    Estou emocionada vendo este pedaço do filme havia visto na época, e me marcou muito, hoje relembrei, tenho 43 anos, já faz uns 30 anos e nunca esqueci esta cena, pois me marcou muito. Sou fascinada por cinema é tanto filme que vejo que esqueço, mas a memoria auditiva é incrível!!!


  2. Sem duvida um dos filmes mais fabulosos que ja assisti. Um a verdadeira obra de arte.


  3. Lindo e comovente filme.

  4. Carlos Carvalho Says:

    Realmente impressionante, assisti em Campinas SP e não sei precisar o tempo, coisa de 34 anos atrás, jamais esqueci essa cena.


  5. Ora aqui está um GRANDE FILME


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: