Jean de Florette – Um Épico de Cobiça e Crueldade de Partir o Coração

Nota: 9

Eu comprei “Jean de Florette” em VHS há muitos anos e acabei me esquecendo deste filme. Hoje eu finalmente assisti esta pequena obra-prima do cinema francês e não tenho palavras para descrever o quão arrependido que eu estou por não ter visto este filme há mais tempo.

No interior da França, o fazendeiro Cesar Soubeyran recebe em  sua propriedade o seu neto Ugolin que pretende plantar cravos nas terras, mas precisa de uma fonte de água para ser bem sucedido. Cesar decide comprar as terras de seu vizinho negligente que tem uma fonte abandonada; entretanto, eles acabam discutindo e brigando, e Cesar acidentalmente mata o homem, mas deixa o corpo simulando um acidente.

O sobrinho Jean Cadoret, que é um homem da cidade e ex-fiscal, herda a propriedade e se muda com a esposa Aimee e sua filha Manon com a intenção de se estabelecer na terra, cultivando e criando coelhos na fazenda baseado em leitura de livros especializados.

Cesar e Ugolin bloqueiam a fonte e selam-na com cimento, e Cesar pede a Ugolin para se aproximar de Jean fingindo ser seu amigo para sabotar o seu trabalho. O corcunda Jean, que é chamado de Jean de Florette pelos moradores da região, gasta suas economias e a herança lentamente e sacrifica sua família trazendo água de uma fonte distante na esperança de salvar sua plantação. Nesse meio tempo, o hipócrita Ugolin prejudica seus esforços fingindo tentar ajudá-lo.

Jean de Florette” é um épico de cobiça e crueldade de partir o coração. A impressionante saga de Jean Cadoret, também conhecido como Jean de Florette, é arrebatadora e suportada por uma magnífica história e atuações espetaculares, destacando-se Daniel Auteuil, Yves Montand e Gerard Depardieu.

Os personagens são muito bem desenvolvidos e Daniel Auteuil está impressionante no papel do contraditório Ugolin. A cena em que ele diz para seu avô que não está chorando, mas sim os seus olhos, é fantástica. Jean de Florette de algum modo me recordou o inesquecível Jean Valjean de “Os Miseráveis”, e sua saga mostra o quanto um ser humano pode ser injusto e cruel. Amanhã eu pretendo ver a segunda parte deste épico em “A Vingança de Manon”.

Para maiores detalhes deste filme, ver o link abaixo:

http://www.imdb.com/title/tt0091288/usercomments-79

Explore posts in the same categories: Filmes, Fitas VHS

Tags: , ,

You can comment below, or link to this permanent URL from your own site.

Deixe um comentário