1984 – Quem controla o passado controla o futuro, Quem controla o presente controla o passado

(*****)

Em 1984, o estado de Oceania é governado pelo onipresente Big Brother, com uma sociedade totalitária e em permanente guerra, atualmente contra a Eurasia, com a intenção de manter o proletariado sem educação e sem possibilidade de acumular capital, mantendo as classes mais altas no poder perpétuo. As pessoas das classes mais altas seguem a filosofia “Ingsoc” e estão sobre vigilância permanente do Big Brother através da teletela – um monitor que é televisão e também espião da vida de cada indivíduo. Contudo, o proletariado é livre do controle do estado. O Partido acaba de lançar a décima edição do dicionário de Novalingua, com a intenção de reduzir as palavras para fazer as pessoas limitadas para expressar qualquer sentimento contra o Partido.

No Ministério da Verdade, o burocrata Winston Smith reescreve a história para permitir o partido controlar o futuro e é indiferente para a sua sociedade. Winston é contatado pelo membro do partido O’Brien, que dá uma cópia do dicionário recém-lançado  para ele. Quando Winston conhece Julia, eles cometem sexcrime e se apaixonam um pelo outro. Mas eles são capturados pela temida Polícia do Pensamento e Winston é interrogado e sofre uma lavagem cerebral através de tortura por O’Brien, que explica a lógica do Partido parar se manter no poder. Mas no final, o espírito humano de Winston prevalece.

Quando eu era um adolescente, “1984” e “A Revolução dos Bichos” de George Orwell e “Admirável Mundo Novo” de Aldous Huxley eram os meus livros favoritos. George Orwell escreveu este livro em 1948, e inverteu os dois últimos dígitos para posicionar temporalmente esta sociedade futurística. O livro foi lançado em 8 de junho de 1949 e a história acontece entre abril e junho de 1984.

O filme “1984”é uma magnífica transposição deste livro para o cinema, com um memorável roteiro escrito por Michael Radford e atuações espetaculares de John Hurt e Richard Burton em seu último trabalho no cinema. A direção excepcional de Michael Radford dá uma perfeita idéia da história desta sociedade controlada pelo poderoso, temido e onipresente Big Brother e apresenta as teorias políticas utilizadas pelo poder. A produção de “1984” é tão cuidadosa que o filme foi filmado entre abril e junho de 1984 em Londres, no mesmo período e local escrito por George Orwell. Eu vi este filme depressivo pela primeira vez em 1984 no cinema e desde então, eu já assisti pelo menos três vezes em VHS (última vez em 24 de abril de 2003) e hoje eu acabei de vê-lo novamente  em DVD.

Lamentavelmente o nome Big Brother passou a ser utilizado com uma pobreza intelectual e visual pela Globo com o seu ridículo reality show com pessoas fúteis e vazias no Brasil.

Para maiores detalhes deste filme, ver o link abaixo:

http://www.imdb.com/title/tt0087803/usercomments-147

Para quem quiser ver o trailer antes de ver o filme ou ler o livro:

 

Explore posts in the same categories: DVD, Filmes

Tags: , ,

You can comment below, or link to this permanent URL from your own site.

3 Comentários em “1984 – Quem controla o passado controla o futuro, Quem controla o presente controla o passado”

  1. paulo Says:

    Bom texto, interessante e bem escrito, porém não foi exatamente a globo que resolveu utilizar o nome, mas sim a empresa Endemol Holandesa, proprietária do programa que vendeu os direitos para a globo que se inspirou no livro pra criar esse tipo de show televiso.


    • Paulo,

      Muito obrigado por suas palavras. Eu sei que a Globo “importou” este lixo da Holanda, após o sucesso do SBT com um programa similar.

      Favor notar que eu escrevi “Lamentavelmente o nome Big Brother passou a ser utilizado com uma pobreza intelectual e visual pela Globo com o seu ridículo reality show com pessoas fúteis e vazias NO BRASIL.”

      Muito obrigado pelo seu ótimo comentário e volte sempre.

      Abraços


Deixe um comentário