A Primeira Página – O Poder Invisível da Imprensa


(****)

No dia 06 de junho de 1929, em Chicago, a imprensa está em alvoroço cobrindo, de sua sala no tribunal, o enforcamento que ocorrerá no dia seguinte do anarquista Earl Williams, que acidentalmente matou um policial. Hildy Johnson, que é o melhor repórter do Chicago Examiner, diz a seu chefe Walter Burns que irá se casar com a viúva e pianista Peggy Grant no dia seguinte, e pede demissão pois ele irá para a Filadélfia para trabalhar em propaganda e publicidade. Walter usa métodos escusos para forçar Hildy a permanecer no Examiner e cobrir a execução de Earl, mas sem sucesso.

Neste meio tempo, o corrupto xerife “Honest” Pete Hartman interroga Earl com o psicólogo Dr. Eggelhofer que irá atestar se o prisioneiro está são ou não, e o médico propõe uma simulação do assassinato, mas Earl atira na virilha do Dr. Eggelhofer com o revólver do xerife e foge.

Quando o representante do governador Plunkett chega ao tribunal com a suspensão da execução de Earl, o Prefeito e o xerife não recebem o documento esperando ganhar votos com o enforcamento e mandam Plunkett para um bordel. Quando Hildy encontra Earl escondido na sala de imprensa, seu senso jornalístico prevalece e ele chama Walter para proteger Earl com o poder invisível da imprensa.

A Primeira Página” é uma comédia espirituosa de Billy Wilder em um de seus últimos trabalhos. Eu nunca tive a chance de assistir o filme original de 1931, mas este cínico remake é ótimo, com uma atuação espetacular de Walter Matthau no papel de um editor maquiavélico que não tem um pingo de ética e que usa todos os meios para pressionar o seu melhor jornalista para permanecer no seu jornal. Jack Lemmon e Vincent Gardenia também tem excelentes atuações. A conclusão irônica com o destino de cada personagem é hilária.

Para maiores detalhes deste filme, ver o link abaixo:

http://www.imdb.com/title/tt0071524/usercomments-41

Explore posts in the same categories: DVD, Filmes

Tags: , ,

You can comment below, or link to this permanent URL from your own site.

Deixe um comentário