Sem Face – “Os Olhos Sem Rosto “ Recontado por Jesus Franco


(***)

O renomado cirurgião plástico Dr. Frank Flamand é o dono da Clinique des Mimosas em Saint Cloud. Durante as compras de natal em Paris com sua amada irmã Ingrid Flamand e sua amante e diretora da clínica Nathalie, Dr. Frank é atacado com ácido por uma cliente que teve a face parcialmenrte destruída por ele em um erro médico em uma operação mal-sucedida. Entretanto, ele se esquiva do ataque com ácido e o rosto de sua irmã fica totalmente deformado.

Dr. Frank fica obcecado para restaurar o rosto de Ingrid e juntamente com Nathalie e o criado mudo e retardado Gordon, eles seqüestram belas mulheres e Dr. Frank as mata esperando preparar uma solução que recupere a beleza de sua irmã.

Quando a modelo viciada Barbara Hallen é seqüestrada por Nathalie, seu pai rico Terry Hallen contrata o detetive particular durão e seu amigo Sam Morgan nos EUA e manda ele para a França. Neste meio tempo, Dr. Frank chama o médico nazista Dr. Karl Heinz Moser que foi bem sucedido em implantes sádicos de rostos em pilotos deformados durante a gyerra. Sam bisbilhota a clínica e desvenda o segredo sombrio do lugar.

Sem Face” tem a mesma storyline de “Os Olhos sem Rosto” de 1960 de Georges Franju, porém recontada por Jesus Franco, com sua bizarrice usual nas situações e personagens, com sexo pervertido, estupro,  lesbianismo, belas atrizes e assim por diante. Chris Mitchum não convence com sua permanente expressão (ou falta de), estando mal selecionado, e a conclusão em aberto com a unica intenção de dar uma seqüência é a parte fraca deste filme.

Para maiores detalhes deste filme, ver o link e o trailer abaixo:

http://www.imdb.com/title/tt0095125/usercomments-27

Explore posts in the same categories: DVD, Filmes

Tags: , ,

You can comment below, or link to this permanent URL from your own site.

2 Comentários em “Sem Face – “Os Olhos Sem Rosto “ Recontado por Jesus Franco”


  1. FACELESS ( Les Prédateurs de la Nuit / Espanha; França/1987 ) é na verdade uma homenagem ao filme que inspirou Jesús Franco a criar o cinema de terror espanhol : ” Les Yeux sans Visage ” ( 1960 ), de Georges Franju. Em 1960, três filmes de terror psicológico praticamente reinventaram desse gênero: ” Psycho ” ( Psicose ) de Alfred Hitchcock, rodado nos EUA; ” Peeping Tom ” ( Mórbida Curiosidade ), de Michael Powell, rodado na Inglaterra e ” Les Yeux sans Visage ” ( Os Olhos sem Rosto ), de Franju, rodado na França. Os monstros, demônios , vampiros e lobsiomens davam lugar a psicopatas e o terror tornava-se crível e, portanto, mais assustador.
    Jesús Franco, cineasta e cinéfilo sensível, captou muito bem a mensagem desses filmes, principalmente da obra-prima de Franju, recriando-a à sua maneira em ” Gritos en la Noche ” ( 1962 ), criando o personagem Dr. Orloff ( interpretado com brilhantismo por Howard Vernon ) e inaugurando verdadeiramente o cinema fantástico espanhol ( antes, as experiências fílmicas nesse campo eram irrisórias na Espanha ).
    ” Les Prédateurs de la Nuit ” , mais do que uma refilmagem, é uma releitura e homenagem a um gênero, um estilo. Claro, com muito gore e o erotismo charmoso típico do cineasta – sem contar a presença da deusa Brigitte Lahaie , musa de outro transgressor das telas, Jean Rollin ! São muitas as razões para se assistir tanto ” Gritos en la Noche ” ( aka “Awful Dr. Orloff ” ) quanto ” Les Prédateurs de la Nuit ” : Jesús Franco é a resposta ao convencionalismo, ao conformismo e ao conservadorismo!


  2. Gostei muito de seu comentário. Muito obrigado.

    Abraços


Deixe um comentário