Sob os Tetos de Paris – Maravilhosa Transição Entre as Eras dos Cinemas Mudo e Falado


(****)

Enquanto está cantando em um bairro proletário de Paris, o cantor de rua Albert se apaixona pela jovem romênia Pola, que está na companhia do gângster Fred. Uma noite, Albert se encontra com Pola e seu amigo Louis propõe que eles disputem no dado quem irá sair com ela. Entretanto, Albert traz Pola, que acabou de descobrir que Fred roubou a chave de seu quarto, para seu quarto e eles passam a noite juntos, com Albert dormindo no chão e Pola em sua cama.

De manhã cedo, o batedor de carteiras Émile traz uma bolsa com produtos roubados e pede a Albert para guardá-la para ele. A polícia dá uma batida no quarto de Albert e encontra as mercadorias roubadas e leva Albert preso para a cadeia. Neste meio tempo, Fred foge para fora de Paris e Pola se aproxima de Louis, e fica com ele.

Quando Émile é preso pela polícia, ele confessa que  Albert é inocente e não sabia do conteúdo de sua mala. Albert é libertado e procura Pola. Neste meio tempo, Fred retorna para Paris e também procura Pola que está com Louis. Os três homens que estão sob o encanto da bela moça disputa seu amor e somente um vencerá.

Sob os Tetos de Paris” é um  filme com uma maravilhosa transição entre as eras dos cinemas mudo e falado. Este é o primeiro filme de René Clair que eu assisto e eu achei muito original e interessante o modo que este diretor combina as atuações de cinema mudo com gestos e expressões faciais com diálogos, ao invés de inter-títulos, tudo com o apoio da maravilhosa canção “Sous les Toits de Paris” e um impressionante trabalho de câmera.

O paradoxo deste filme delicioso está nos personagens, todos crápulas e compostos de batedor de carteira (Émile); gângster (Fred); batedor de carteira que rouba a garota do amigo (Louis); e uma mulher de vida fácil (Pola).  Outro fato interessante é a mocinha não ficar com o mocinho no final da história, sem aquela preocupação comercial da maioria dos filmes de Hollywood. Não apenas Albert, Fred e Louis, mas eu também me encantei com a beleza e o charme de Pola Illéry. Eu não consegui encontrar informações sobre a sua morte na Internet.

Para maiores detalhes deste filme, ver o link e o trailer abaixo:

http://www.imdb.com/title/tt0021409/usercomments-11

 

Explore posts in the same categories: DVD, Filmes

Tags: , ,

You can comment below, or link to this permanent URL from your own site.

Deixe um comentário