“Que la Bête Meure” (“This Man must Die”) – A Casa do Ódio e da Vingança


(****)

Um carro atropela o garoto Michel Thenier quando ele atravessa a rua de sua tranqüila cidade em Bretane, e o motorista foge sem prestar socorro e sem nenhuma testemunha.

O pai do garoto, Charles Thenier, fica obcecado para encontrar o motorista irresponsável que matou se filho e matá-lo. Ele passa todo seu tempo escrevendo um diário e investigando oficinas e ferro-velhos buscando o carro.

Um dia, ele descobre acidentalmente que a atriz Helene Lanson pode ser a responsável pela morte de Michel. Charles viaja para Paris fingindo ser um roteirista, se apresenta usando seu pseudônimo Marc Andrieux e seduz Helene, com a intenção de matá-la. Entretanto Helene conta que sua família é de Brittany e que seu cunhado Paul Decourt possui uma garagem em Quimper.

Quando Helene convida Charles para viajar para a casa de sua irmã para conhecer sua família, Charles descobre que Paul é um homem desprezível com uma doença no intestino, odiado por sua família e que seu prórpio filho adolescente Phillippe Decourt quer matá-lo.

Que la Bête Meure” ou “This Man Must Die” tem uma história ambígua de ódio  e vingança com uma conclusão aberta onde não é claro quem matou o detestável Paul Decourt. A odisséia de Charles para encontrar o assassino de seu filho prova que ele é um homem manipulativo e maquiavélico; portanto, é impossível concluir qual é o seu destino final. Conforme eu já escrevi em outros posts, o final aberto deixado para a interpretação do espectador é uma marca registrada de Chabrol.

Um ponto que me intriga e que pode ser uma pista para a verdade é quando Paul chama Marc de Charles, quando eles estão ser preparando para velejar. Nem Claude Chabrol nem Charles Thenier seriam capazes de cometer um erro tão primário e depois no barco, Charles fala para Paul que a diversão está apenas começando. Esta seqüência parece confirmar a dedução do detetive e associado ao perfil frio de Charles, que seria incapaz de se descuidar com seu diário, pode indicar que Phillippe seja realmente inocente, mas eu não posso garantir que minha interpretação esteja correta.

Eu assisti este filme em DVD em um box importado do Claude Chabrol, e infelizmente este ótimo título foi desprezado pelas nossas distribuidoras e não foi lançado no Brasil.

Para maiores detalhes deste filme, ver o link e o trailer abaixo:

http://www.imdb.com/title/tt0064861/usercomments-22

Explore posts in the same categories: DVD, Filmes

Tags: , , ,

You can comment below, or link to this permanent URL from your own site.

Deixe um comentário