Jane Eyre (1943) – Uma Bela Adaptação de um Romance Clássico

(****)

Em 1829, a órfã Jane Eyre de nove anos é enviada pela sua tia desprezível Sra. Reed para a  Lowood Institution, um colégio interno de caridade dirigido pelo cruel e mesquinho Sr. Henry Brocklehurst. Jane tem uma infância dura na escola, onde ela perde sua melhor amiga Helen Burns. Dez anos depois, ela é contratada pelo proprietário de Thornfield,  Edward Rochester, como governanta de sua filha Adele Varens, e Jane deixa Lowood.

Jane se muda para a mansão e sente uma paixão não-correspondida pelo seu patrão. Apesar das diferenças de classe social, eles se tornam amigos; mas quando o Sr. Rochester dá uma festa para a bela e rica Blanche Ingram e a convida para ficar em Thornfield, Jane decide procurar um outro trabalho. Contudo, o Sr. Rochester rompe com Blanche e propõe Jane Eyre em casamento. Entretanto, um segredo sombrio do passado do Sr. Rochester em Spanish Town afeta suas vidas e Jane Eyre não se casa com seu amado Sr. Rochester e deixa Thornfield.

Jane Eyre” é uma bela adaptação do romance clássico de Charlotte Brontë. Conforme descrito por Jane Eyre no começo do filme, o romance está situado “em um período duro de mudanças na Inglaterra, onde o dinheiro e a posição social pareciam ser tudo que importava; caridade era uma palavra fria e desagradável; e religião muitas vezes usava uma máscara de intolerância e crueldade.”

 As atuações são excelentes e os papéis de Jane Eyre e Edward Rochester parecem ter sido feitos sob medida para a doce Joan Fontaine e o poderoso Orson Welles. Eles mostram uma química fantástica e é maravilhoso vê-los juntos neste filme. Elizabeth Taylor tem uma pequena participação não creditada em seu terceiro filme no papel de Helen Burns.

Para maiores detalhes deste filme, ver o link e o vídeo abaixo:

http://www.imdb.com/title/tt0036969/usercomments-69

Explore posts in the same categories: DVD, Filmes

Tags: , ,

You can comment below, or link to this permanent URL from your own site.

Deixe um comentário