O Homem do Prego – Amargura, Solidão e Descrença na Humanidade

Nota: 8

Em uma vizinhança pobre de Nova Iorque, o amargo e solitário judeu penhorista Sol Nazerman é um sobrevivente de Auschwitz que não tem emoções ou sentimentos. Sol perdeu sua querida família e amigos na guerra juntamente com a fé em Deus e a crença na raça humana. Agora ele só quer saber de dinheiro, e é assombrado por devaneios, na verdade flashbacks do período no campo de concentração.

O assistente de Sol é o ambicioso latino Jesus Ortiz, um antigo marginal que se regenerou e que agora quer aprender com Sol como administrar um negócio próprio que ele sonha ter um dia.

Quando Sol se dá conta que o negócio obscuro de lavagem de dinheiro do poderoso bandido Rodriguez é oriundo também de seus bordeis, Sol recorda o destino de sua amada esposa no campo de concentração e tem uma crise nervosa. Sua atitude leva Jesus Ortiz à uma tragédia e Sol finalmente encontra um modo de chorar.

O Homem do Prego” apresenta uma história poderosa e realista de amargura, solidão e descrença na humanidade de um homem vítima do Holocausto.

Rod Steiger tem certamente sua melhor atuação de sua carreira, em um papel complexo de um judeu cético e amargo devido aos efeitos da crueldade da guerra.

Seu assistente é um personagem ambíguo que contrasta com o penhorista devido a seu otimismo e comportamento alegre. No final, o dono da casa de penhor sente a necessidade de chorar e fura sua mão com uma ponteira, em uma referência direta a Jesus Cristo e seu sofrimento.

O título nacional faz um trocadilho com o título original (“The Pawnbroker”), que seria “O Penhorista”, ou “O Dono da Casa de Penhor” que é popularmente chamada de “prego” e com a cena final do filme, quando Sol fura sua mão em um “prego”.

Para maiores detalhes deste filme, ver o link e a cena abaixo:

http://imdb.com/title/tt0059575/reviews-71

Explore posts in the same categories: DVD, Filmes

Tags: , ,

You can comment below, or link to this permanent URL from your own site.

Deixe um comentário