A Árvore dos Enforcados – Um Grande e Não Convencional Faroeste

Nota: 8

Em 1873, em Montana, o misterioso e controlador Dr. Joseph Frail chega na pequena cidade de Skull Creek com mineiros na corrida do ouro. Dr. Frail compra uma cabana no topo da montanha e ele vê o ladrão de pepita de ouro Rune ferido e perseguido por uma multidão que quer enforcá-lo.

Dr. Frail ajuda e cura Rune; mas em troca, ele exige que o jovem homem trabalhe para ele sem salários. O curandeiro e pregador alcóolatra George Grubb fala para os moradores que o Dr. Frail, que é um excelente jogador de poquer e pistoleiro, que ele é o demônio, mas ninguém dá atenção as suas palavras.

Logo a diligência é roubada por ladrões que matam os passageiros, mas o cocheiro sobrevive e três dias depois ele alcança Skull Creek se arrastando. Ele informa que os cavalos dispararam com uma passageira dentro da diligência. Os homens organizam uma busca e o rude Frenchy Plante encontra a sueca Elizabeth Mahler queimada e cega pelo sol. Dr. Frail e Rune cuidam da moça e eles ficam sabendo que Elizabeth e seu pai, que foi morto no asslato, vieram para se estabelecerem na América do Norte.

Quando Elizabeth fica curada, ela sente um amor não-correspondido pelo Dr. Frail e decide ficar em Skull Creek para procurar ouro com Rune. Eles formam uma parceria com Frenchy e o Dr. Frail os ajuda a começar seu negócio com a mina The Lucky Lady Mine em segredo. Quando Elizabeth descobre que o Dr. Frail está a ajudando, ela fica aborrecida mas promete pagar seu débito com ele algum dia. Durante uma forte chuva, uma árvore cai e o trio de sócios descobre uma fortuna em ouro sob a árvore. Frenchy bebe com os mineiros que se tornam violentos e quando ele está bêbado, ele toma uma atitude que irá afetar as vidas dos moradores e de Skull Creek, principalmente de Dr. Frail, Elizabeth e Rune.

A Árvore dos Enforcados” é um grande e não convencional faroeste, com uma dramática história apoiada por personagens complexos em uma pequena cidade durante a corrida do ouro e não em tiroteiros ou qualquer outro tema usual em faroestes.

Os personagens principais são intrigantes, com Gary Cooper no papel de um personagem ambíguo, amargo com um passado escondido, mas também um homem bom e justo. Rune também é um homem bom que tenta roubar devido a sua precária situação. Maria Schell desempenha o papel de uma mulher doce e bem-educada, mas dura na negociação. Karl Malden está fantástico, como usual, e o asqueroso Frenchy Plante é um dos personagens masi desprezíveis que eu vi até hoje. Virginia Gregg tem uma participação pequena, mas bastante efetiva e seu personagem Edna Flaunce é um exemplo do quão pequeno e desprezível que pode  ser um ser humano.

Esta é a primeira vez que eu assisto a este filme, lançado recentemente pela Spectra Nova, e foi uma magnífica surpresa, inclusive porque não sou fã do gênero de faroeste. O DVD parece ter sido ripado de VHS, com imagem e som bastante razoáveis mas não se consegue sequer a opção de ver o filme sem legendas. O menu do DVD tem apenas as opções de iniciar e de capítulos, ou seja, a matriz está em inglês e com legendas, o que é típico em VHS.

Para maiores detalhes deste filme, ver o link e a introdução com a música-tema abaixo:

http://www.imdb.com/title/tt0052876/reviews-36

Explore posts in the same categories: DVD, Filmes

Tags: , ,

You can comment below, or link to this permanent URL from your own site.

Deixe um comentário