Mimi, O Metalúrgico – A Honra Ferida de um Metalúrgico Siciliano

Nota: 7

Nota: 7

Na Sicília, o mineiro Carmelo “Mimí” Mardocheo vota no candidato do Partido Comunista, ao invés de no da máfia, acreditando que o voto é secreto. Após as eleições, ele perde o seu emprego e não consegue encontrar qualquer outro trabalho na sua cidade, que é controlada pelo mafioso Don Calogero.

Mimi 2

Mimi deixa sua esposa Rosalia com sua família e viaja para Turim, esperando encontrar trabalho. Ele encontra uma posição ilegal de operário da construção civil que também é explorada pela máfia, e quando seu colega morre em um acidente, ele descobre que os mafiosos se livraram do corpo dele na rodovia.

Mimi 3

Entretanto ele não reporta o crime para a polícia e mente para o mafioso Salvatore Tricarico, dizendo que ele pertence a família de um poderoso mafioso. Mimi consegue uma posição de metalúrgico através da máfia e entra para o Partido Comunista. Logo ele se apaixona pela camelô Trotskista e virgem Fiorella Meneghini e eles tem um filho.

Mimi 4

Quando Mimi presencia o mafioso Vico Tricarico executando diversos homens em um hotel, ele sobrevive mas novamente não reporta a polícia o que testemunhou. Mimi é transferido para a Catânia em uma posição de supervisor contra sua vontade.

Mimi 5

Mimi traz Fiore e o filho deles para a Sicília, mas ele ainda está casado com Rosalia. Entretanto, ele alega que está doente para não ter sexo com ela. Quando Mimi descobre que Rosalia está grávida, ele descobre que é corno e planeja seduzir e engravidar Amalia Finocchiaro, que é a esposa do amante de Rosalia. Mas sua vingança não corre como planejado com trágicas consequências.

Mimi 7

Mimi, O Metalúrgico” é uma sátira amarga de Lina Wertmüller sobre um trabalhador ingênuo e ignorante da Sicília, que mistura sua honra com luta de classes, política e máfia em sua vida miserável, com consequências tragicômicas. Eu vi este filme nos anos 70 ou 80 e hoje eu vi novamente em um DVD da New Line que é infelizmente editado para 108 minutos de duração.

Mimi 8

Eu sou fã da diretora italiana Lina Wertmüller e eu gosto desta sátira nada engraçada sobre honra, moral e cultura que está datada nos dias de hoje, mas é impossível rir com a ignorância de Mimi e seus conterrâneos. Este filme estranho pode estar perdido entre comédia e drama, mas para mim ele é uma mostra original e cult da Itália no início dos anos 70.

Mimi 9

Para maiores detalhes deste filme, ver o link e a cena abaixo:

http://www.imdb.com/title/tt0068950/reviews-8

Mimi 6

Explore posts in the same categories: Filmes

3 Comentários em “Mimi, O Metalúrgico – A Honra Ferida de um Metalúrgico Siciliano”


  1. Muito bom o post vou sempre visitar seu blog !!


Deixe um comentário