Samba – Um Visão Estereotipada Brega, Cafona e Engraçada do Rio de Janeiro por Hollywood

Nota: 5

A cantora brasileira Laura Monteiro é assassinada em seu camarim pelo seu amante ciumento João Fernandes de Oliveira, que descobriu que ela estava o traindo com seu novo amante Assis, e que ela pretendia fugir dele viajando para Buenos Aires com Assis.

Neste meio tempo, Belén Moreira, que mora na Favela do Salgueiro e que é uma sósia de Laura, vai a Copacabana com seu namorado Paulo. Dois criminosos de uma quadrilha que contrabandeia pedras preciosas costuradas em fantasias de carnaval veem Belén e eles forçam o presidente da Escola de Samba do Salgueiro a convidá-la para desfilar como Chica da Silva no carnaval. Sua fantasia é preparado com pedras preciosas verdadeiras que serão contrabandeadas para a Europa.

Samba” é um filme com uma visão estereotipada brega, cafona e engraçada do Rio de Janeiro por Hollywood. Há alguns anos atrás eu assisti a “Olhar Estrangeiro”, um documentário da diretora Lúcia Murat que fez uma grande pesquisa sobre os clichês e estereótipos da indústria do cinema americana sobre o Brasil em geral e o Rio de Janeiro em particular através de trechos de dezoito filmes e entrevistas com personalidades relacionados com eles.

Samba” é uma autêntico “samba do crioulo doido”, com uma história non-sense que mostra o Rio de Janeiro em um universo paralelo criado por Hollywood, onde brasileiros falam espanhol ao invés de português; Sara Montiel é uma mulata e favelada com o incrível nome de Belén, que não existe no nosso vocabulário (alguém conhece alguma mulher chamada Belén?) e que canta samba com ritmo de rumba. A paisagem do Rio de Janeiro nos créditos iniciais me parece ser muito antiga, possivelmente de muitos anos antes de 1965.

Os pontos que fazem valer a pena ver este filme são as vistas nostálgicas do Rio de Janeiro, Brasília e Bahia em 1965; os números musicais de Sara Montiel, que canta com um forte sotaque em espanhol; as participações creditadas ou não de Antonio Pitanga, Grande Otelo, Wilson Grey e de Ciro Monteiro, embora todos eles estejam dublados em espanhol.

Para maiores detalhes deste filme, ver o link e as cenas abaixo:

http://www.imdb.com/title/tt0058542/reviews-2

Explore posts in the same categories: DVD, Filmes

Tags: , ,

You can comment below, or link to this permanent URL from your own site.

One Comment em “Samba – Um Visão Estereotipada Brega, Cafona e Engraçada do Rio de Janeiro por Hollywood”

  1. Angel Says:

    Hola, desde Madrid (España) me gustaría comprar este DVD, alguien puede decirme cómo, es imposible hacerlo desde una página en Brasil, gracias


Deixe um comentário