Nanking – Um Documentário Contundente

Nota: 9

Nota: 9

Em 1937, o exército japonês invade a China em uma guerra cruel e após a queda de Xangai, os soldados rumam para a capital Nanking. Um grupo de estrangeiros ocidentais liderados por John Rabe, Minnie Vautrin, Bob Wilson e George Fitch cria a “Safety Zone” (Zona de Segurança) , um refúgio que não é bombardeado pelos aviões japoneses, para proteger milhares de  refugiados.

Nanking 1

Enquanto os soldados japoneses chegam a cidade em 13 de dezembro de 1937, estuprando, matando e saqueando, o heroico grupo de ocidentais defende as vidas de aproximadamente 250.000 chineses, sacrificando suas próprias liberdades e conseguem contar para o mundo os crimes de guerra cometidos pelo exército japonês em Nanking.

Nanking 2

O angustiante, doloroso e impressionante “Nanking” conta a história do genocídio em Nanking em 1937 promovido pelo exército japonês. No final dos anos 90, eu vi o também impressionante e perturbador “Tempos de Guerra” ( “Nanjing 1937”, também conhecido como “Don’t Cry, Nanking”) e eu confesso que foi a primeira vez que eu escutei falar sobre este massacre.

Nanking 4

 

No filme “História de um Massacre”, o general canadense Romeo Dellaire tem uma fala fantástica quando ele diz que “genocídio é quando há trens de carga, campos de concentração, câmaras de gás”. Em Hollywood, usualmente genocídio está associado aos judeus na Segunda Guerra Mundial e há dezenas de excelentes filmes sobre este período sombrio da história contemporânea. Outros genocídios são esquecidos por esta indústria.

Nanking 5

Nanking” usa as cartas e outros documentos escritos pelos grupo de ocidentais que criaram a Zona de Segurança em uma leitura tocante e cheia de emoção de grandes atores e atrizes; perturbadores e dolorosos testemunhos de sobreviventes; um grande número de filmagens da época, em um maravilhoso trabalho de pesquisa; e uma maravilhosa trilha sonora de Kronos Quartet.

Nanking 6

Eu imediatamente pensei no quão traumáticas que devem ter sido as vidas destes sobreviventes após testemunharem e viverem crimes de guerra tão cruéis. Em Nanking havia observadores ocidentais que contaram ao mundo parte do que aconteceu nesta cidade; imagine em Xangai e outras cidades pequenas no interior que estavam no caminho das tropas japonesas sem ter o testemunho estrangeiro.

Nanking 7

Este grupo de expatriados mostra a diferença que um indivíduo pode fazer. Eu realmente fiquei triste após assistir a este fantástico documentário mesmo sendo pela segunda vez.

Nanking 8

Para maiores detalhes deste documentário, ver o link e o trailer abaixo:

http://www.imdb.com/title/tt0893356/reviews-27

{youtube=http://www.youtube.com/watch?v=oMn7Q6coFbg]

Explore posts in the same categories: DVD, Filmes

Tags: , ,

You can comment below, or link to this permanent URL from your own site.

3 Comentários em “Nanking – Um Documentário Contundente”

  1. jubsgreghi Says:

    Muito boa essa indicação!!! Vou ver com certeza.

  2. Edmilson Says:

    Quem canta a música ao final do filme “Don’t Cry Nanking”? Assisti há muito tempo numa fita VHS tosca, sem os créditos finais, de uma locadora que migrou para DVDs e acabou com as velhas fitas. Agradeço muito a atenção.


Deixe um comentário